fbpx

Blog

expansão de negócios

Expandir a operação da empresa e ingressar em um novo mercado requer, antes de tudo, planejamento. Isso porque, para que o negócio alcance um crescimento escalável e sustentável, o primeiro passo é estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. Além disso, a expansão empresarial é um processo que precisa de dedicação e estratégia. Portanto, se este é o seu objetivo, não deixe de ler o artigo até o final, pois no decorrer deste conteúdo exploraremos mais sobre o assunto e ainda daremos dicas valiosas que te ajudarão a ampliar o seu negócio e a conquistar mais espaço no mercado. Motivos para diversificar e expandir as operações da empresa Diante da competitividade do mundo empresarial, a expansão dos negócios pode ser necessária para manter ou aumentar a participação de mercado, bem como para evitar a obsolescência. Além disso, expandir a operação da empresa também reflete o crescimento do mercado, afinal,…

Leia mais

gestão de riscos financeiros e compliance

Atualmente, a gestão de riscos financeiros é um pilar essencial para a sustentabilidade e crescimento das empresas. Além disso, a habilidade de antecipar, avaliar e minimizar possíveis adversidades financeiras é um fator determinante para a saúde econômica de uma organização. Neste contexto, a gestão de riscos financeiros é considerada uma tática necessária para enfrentar os imprevistos que podem afetar as finanças do seu negócio. Para entender como fazer a gestão de riscos financeiros e compliance da sua empresa, continue acompanhando. Boa leitura! Como funciona a gestão de riscos financeiros? A gestão de riscos financeiros é um processo contínuo implantado para identificar, avaliar e gerenciar possíveis ameaças às finanças de uma empresa. Em outras palavras, é um conjunto de estratégias para lidar com incertezas que vão desde flutuações econômicas até mudanças nos mercados globais. E, a partir desta abordagem, as organizações podem criar ações de recuperação e controle de danos para…

Leia mais

Contabilidade para Freelancers

Contabilidade para freelancers. Você sabe tudo sobre este assunto? Se você é um freelancer ou autônomo, sabe que gerenciar as finanças pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, a contabilidade desempenha um papel crucial na estabilidade financeira e no cumprimento das obrigações legais para quem trabalha como freelancer. Neste artigo, abordaremos sobre os desafios enfrentados pelos profissionais autônomos e freelancers, discutiremos as formas de tributação mais adequadas e destacaremos ainda a importância de uma contabilidade eficiente. Portanto, não deixe de acompanhar. Principais desafios da contabilidade para freelancers A princípio, trabalhar como freelancer traz uma liberdade profissional única, mas, ao mesmo tempo, acarreta alguns desafios ligados às obrigações fiscais e à gestão financeira. Nesse aspecto, um dos principais obstáculos do autônomo ou freelancer é compreender a importância e as vantagens de formalizar o seu negócio. Além disso, a organização das receitas e despesas também é uma tarefa negligenciada por boa parte…

Leia mais

mulher segurando sacolas de compras

A Black Friday de 2023 está chegando. Este evento anual é também uma oportunidade de ouro para comerciantes e consumidores. Mas muitos não sabem como se destacar em meio a uma concorrência feroz, sem comprometer o orçamento.  Bem, se esse é o seu caso, temos uma boa notícia para você. É possível aproveitar ao máximo a Black Friday e alavancar as vendas sem gastar uma fortuna. Neste artigo, você vai ver 7 dicas valiosas que o ajudarão a impulsionar seu negócio  e lucrar mais durante a Black Friday deste ano. Boa leitura! Black Friday 2023: entenda mais sobre a data O que é a Black Friday? Antes de tudo, a Black Friday é um evento anual de compras que teve origem nos Estados Unidos e é realizado na quarta sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças. Com o passar do tempo, o evento cresceu e…

Leia mais

imposto de renda

O IRPF 2024 é uma obrigação tributária anual que incide sobre os ganhos de pessoas físicas no Brasil. Com o início de um novo ano, é crucial entender as principais informações relacionadas ao IRPF 2024, afinal, esse é um assunto que costuma gerar muitas dúvidas nos contribuintes. Neste artigo, você vai ver sobre prazos, alíquotas, mudanças, consequências do atraso. Além disso, você também vai saber como evitar cair na malha fina e entender o funcionamento da restituição. Por isso, não deixe de acompanhar e esclarecer todas as suas dúvidas! IRPF 2024: como funciona? Conforme você deve saber, o Imposto de Renda é um tributo federal que incide sobre os ganhos de pessoas físicas, sejam eles provenientes de salários, rendimentos de investimentos, aluguéis, entre outros.  O cálculo desse imposto é feito com base na Declaração de Ajuste Anual (DAA), na qual o contribuinte informa seus rendimentos, bens e despesas dedutíveis referentes…

Leia mais

planejamento tributario

O planejamento tributário é uma ferramenta valiosa para sua organização. Isso porque além de pagar menos impostos, com essa estratégia, você consegue garantir a conformidade fiscal da empresa, reduzir gastos desnecessários e direcionar o crescimento do negócio. Em outras palavras, um planejamento tributário eficiente torna sua empresa muito mais lucrativa. Enfim, tudo isso parece muito vantajoso, não é mesmo? E de fato é, sobretudo se levarmos em consideração a complexidade do sistema tributário brasileiro, afinal, são tributos diversos, cada um com uma alíquota, data de vencimento e regra diferente. Se você deseja conhecer a importância e as principais vantagens do planejamento tributário, continue a leitura. Como funciona o planejamento tributário? O planejamento tributário busca otimizar a carga fiscal de uma empresa, dentro dos limites legais estabelecidos pela legislação tributária. Este planejamento envolve a análise minuciosa do cenário financeiro de sua empresa para identificar maneiras de reduzir sua carga tributária e,…

Leia mais

contador no escritorio

No dia 22 de setembro, comemora-se o dia do contador, profissional que desempenha um papel vital na integridade financeira e no sucesso das empresas. Além de garantir a conformidade com a legislação e contribuir para o crescimento sustentável do negócio, este profissional também fornece insights valiosos para o gestor. Ademais, também faz parte do trabalho do contador traçar estratégias para reduzir a carga tributária e prevenir problemas com o fisco. Neste artigo, você vai entender a relevância do profissional de contabilidade e sua atuação. Por que sua empresa precisa de um contador? Para se desenvolver de forma legalizada e preservar a saúde financeira, toda empresa precisa manter suas obrigações tributárias em dia, além de prestar contas ao governo. Como essa é uma atividade bastante complexa e burocrática, o auxílio de um bom contador é indispensável para o sucesso do negócio a longo prazo. Nesse contexto, uma consultoria contábil pode ser…

Leia mais

Dicas de gestão - como fortalecer sua empresa

Conforme se sabe, administrar uma empresa não é uma tarefa nada fácil. Além de pensar na melhor maneira de divulgar seus produtos e serviços, também é preciso saber conduzir os funcionários, e a parte operacional. Mas não é só isso, afinal, o sucesso de qualquer negócio depende muito de uma gestão financeira eficiente. Muitas vezes, por não dar a devida atenção às finanças, pela falta de experiência ou até mesmo pela falta de planejamento, muitas empresas acabam chegando perto da falência. Em geral, muitos empresários recorrem à recuperação judicial para evitar que isso aconteça. Em síntese, esse é um processo complexo e acontece quando a empresa não consegue mais pagar suas contas, como funcionários, fornecedores, impostos e despesas em geral. Mas a boa notícia é que você pode evitar esse tipo de situação. Quer saber o que fazer para que sua empresa não chegue a esse ponto? Então confira a…

Leia mais

Terceirizar contabilidade é uma prática cada vez mais comum entre as empresas. A contabilidade é um setor fundamental em uma organização, pois envolve toda a gestão financeira, tributária e contábil, que precisa ser feita de forma correta e eficiente.  A terceirização desse setor permite que a empresa foque em suas atividades principais e reduza custos.  Neste artigo, vamos explicar como funciona a terceirização de contabilidade, bem como suas vantagens tanto para pequenas empresas quanto para empresas maiores. Como funciona a terceirização de contabilidade? A terceirização de contabilidade envolve a contratação de uma empresa especializada para gerir toda a parte contábil, financeira e tributária da organização. Por isso, a empresa contratada deve ser qualificada e ter profissionais capacitados para realizar todas as tarefas necessárias, desde a elaboração de demonstrações contábeis até a gestão dos impostos e tributos. Normalmente, o trabalho é realizado de forma remota, o que torna a terceirização ainda…

Leia mais

Você usa os indicadores financeiros para acompanhar a saúde da sua empresa? Uma gestão financeira eficiente é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Isso porque, para garantir o bom desempenho econômico da empresa, é fundamental monitorar e analisar os indicadores que são relevantes para o negócio. Além de fornecer informações valiosas sobre a situação financeira da empresa, esses dados permitem que os empreendedores tomem decisões informadas e estratégicas. Neste artigo, você vai conhecer os principais indicadores financeiros que todo empreendedor deve conhecer e compreender para uma gestão financeira eficaz. Boa leitura! O que são e para que servem os indicadores financeiros? Os indicadores financeiros, chamados também de KPIs (Key Performance Indicators são medidas quantitativas que permitem avaliar a situação financeira de uma empresa. Além disso, eles fornecem insights sobre a eficiência, a rentabilidade, a liquidez e a solvência do negócio. Mas, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, analisar…

Leia mais

10/68