Compreender a diferença entre lucro e faturamento é muito importante para ter uma gestão financeira eficiente e não se perder nos números
Para muitas pessoas, lucro e faturamento são conceitos óbvios, mas igualá-los é um erro: essas palavras possuem diferenças muito importantes quando falamos das finanças de uma empresa.
Apesar de existirem diferenças, a explicação de cada conceito não é complexa. É possível compreender a distinção sem problemas. Confira a explicação.
Lucro e faturamento: qual é a diferença?
O que é faturamento?
O faturamento é nada mais, nada menos do que todo o valor proveniente de vendas em um determinado período. Ou seja, quando uma empresa fatura 50 mil reais, quer dizer que vendeu produtos/serviços, que, somados, atingem esse montante.
Portanto, todo o dinheiro que chega à empresa através da comercialização é chamado de faturamento. Simples assim.
O que é lucro?
Já o lucro, por sua vez, é um número que considera outras variáveis. Para vender os 50 mil reais, a empresa em questão tem gastos com funcionários, aluguel, fornecedores, propaganda, etc. No cálculo do lucro, todos esses custos são subtraídos do faturamento.
Ou seja, se os custos ficaram em 20 mil reais, o lucro será de 30 mil. A equação é muito simples: basta subtrair os custos do faturamento.
FATURAMENTO – CUSTOS = LUCRO
Lucro e faturamento: uma diferença importante!
50 mil e 30 mil são números bem diferentes, concorda? É por isso que é muito importante saber com precisão os custos e faturamentos da sua empresa.
Se os custos são maiores que o faturamento, isso significa que você está perdendo dinheiro. É por isso que uma gestão contábil eficiente faz toda a diferença no caixa e no crescimento do seu negócio.
Sabendo ao certo quais são as variáveis, é possível diminuir os custos e aumentar o faturamento, por exemplo.
Quer aprimorar a gestão contábil e fiscal da sua empresa? Conte com a Diplomata! Converse com nossa equipe, conheça os nossos serviços e saiba como eles podem ajudá-lo.