Pensando em adotar o PLR – Participação nos Lucros e Resultados em sua empresa? Saiba como iniciar o processo!
A PLR (Participação nos Lucros e Resultados) é o caminho que muitas empresas adotam para envolver seus colaboradores no sucesso da companhia.
A bonificação é paga apenas quando as metas são atingidas, motivando a equipe a se envolver no desenvolvimento da empresa. Por isso a PLR é tão atrativa tanto para a empresa, como para os funcionários.
Entenda as 5 principais questões para instituir a PLR em sua empresa.
A PLR deve ser instituída seguindo algumas diretrizes
Apesar de se tratar de um benefício opcional, a PLR deve ser desenvolvida em cumprimento a algumas diretrizes básicas. São elas:
- A PLR deve ser desenvolvida pela participação dos colaboradores, representada por um comitê;
- Ter metas realistas;
- Definir indicadores mensuráveis.
As metas podem ser definidas por cargo, área ou por colaborador
Cada opção tem suas características. No caso de metas coletivas, os resultados são, obviamente, de responsabilidade de todos. Por outro lado, quando as metas são individuais, o pagamento da PLR é feito de acordo com a performance do colaborador.
O tipo de avaliação para a Participação nos Lucros e Resultados pode variar de acordo com a empresa. Dependendo da variação de salários, cargos e equipes, há opções mais adequadas.
É preciso ter pés no chão para implementar um programa de PLR eficiente
O objetivo é que a Participação nos Lucros e Resultados seja atingida, pois isso significa que os colaboradores e a empresa estão indo bem. Para que isso seja cumprido, é necessário que as metas se adequem à realidade da sua equipe.
Estabeleça parâmetros realistas de acordo com a dinâmica da sua equipe. Os funcionários devem estar motivados e acreditar que a meta é possível.
Funcionários temporários também têm direito à PLR
O benefício deve ser concedido, também, aos funcionários temporários/em experiência (contratados pela CLT). O benefício também pode ser estendido a funcionários não formalizados mediante acordo interno.
Não há data específica para pagamento da Participação nos Lucros e Resultados
Em relação ao pagamento, a lei define apenas que não exceda duas parcelas. A data de pagamento do PLR acontece, em muitas empresas, no começo e meio do ano, mas pode variar.
Leia também: