Usufruir do resgate de créditos tributários é uma forma de otimizar as finanças da sua empresa e amenizar os efeitos da crise!
O crédito tributário consiste no valor que é pago por uma empresa ao órgão recolhedor – representado pela União, pelo Estado ou pelo Município. Esse pagamento é realizado em forma de taxas, impostos e contribuições de origem federal, municipal e estadual, como o INSS, o ICMS e o ISS.
O resgate de créditos tributários está relacionado a produtos de tributação monofásica
O resgate de créditos é o meio utilizado pelas empresas para recuperar parte dos pagamentos de tributos ao longo dos anos. Esse é um direito porque, muitas vezes, as empresas pagam impostos que não são necessários.
É o caso dos produtos monofásicos, por exemplo. Segmentos como drogarias, auto peças, perfumarias e bares vendem produtos de tributação monofásica. Isso quer dizer que os impostos – PIS e COFINS – devem ser recolhidos uma única vez, na indústria.
Por isso, muitas mercadorias não requerem que você pague PIS e COFINS. Caso você já não tenha se atentado para essa questão, o resgate de créditos pode te ajudar.
Como efetuar o resgate de créditos tributários?
Para se beneficiar o resgate de créditos, é necessário um levantamento minucioso dos créditos tributários que foram acumulados ao longo tempo. Por isso, um planejamento tributário ajustado é essencial.
Para que os créditos sejam resgatados com eficiência, é necessário ter em mãos todo o histórico de pagamentos. Essa atividade depende de um profissional de contabilidade especializado e, apesar de parecer complexo, é muito vantajoso.
O crédito recuperado tem qual função?
O resgate de créditos pode ser utilizado para quitação de outros tributos da Receita Federal. O crédito recuperado é ajustado de acordo com a taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia).
Conte com a Diplomata para solicitar o resgate de créditos tributários em sua empresa! Clique no botão e saiba como podemos ajudar o seu negócio.