Para muitos empresários, o período de fechamento contábil é um momento de olhar detalhadamente para os resultados e garantir que o novo ano comece da melhor forma possível. Com uma revisão contábil bem feita, você não apenas evita surpresas financeiras, mas também toma decisões mais estratégicas para o futuro.
Hoje você vai conhecer os principais relatórios contábeis, a importância desse processo para a saúde financeira da empresa e como identificar possíveis inconsistências. Vamos organizar o balanço?
Principais relatórios contábeis
Balanço patrimonial: é um documento que mostra a situação patrimonial da empresa, evidenciando ativos, passivos e o patrimônio líquido. A análise desse relatório ajuda a ter uma visão ampla da saúde financeira do negócio.
DRE (Demonstração do Resultado do Exercício): esse relatório detalha a rentabilidade do negócio ao longo do ano, mostrando as receitas, despesas e o lucro ou prejuízo obtido.
Fluxo de Caixa: ele registra todas as entradas e saídas de caixa, proporcionando uma visão sobre a liquidez da empresa e ajudando a planejar o uso do capital de forma estratégica.
Esses relatórios não fazem parte apenas de um processo formal para o fechamento contábil, afinal, esse procedimento é a oportunidade perfeita para revisar o desempenho anual da empresa e identificar pontos de melhoria.
Além de atender a exigências legais, o fechamento contábil também permite melhorar o planejamento financeiro, já que ao finalizar um ano, você já consegue se antecipar ao que está chegando, com os dados mais atualizados para definir metas e investimentos. Outro ponto benéfico é permitir dar mais atenção à saúde financeira da empresa, já que também é possível analisar e ter uma visão geral de para onde está indo o dinheiro.
Todas essas informações permitem tomar melhore decisões, decidir expansões e até o corte de custos.
Mas, como identificar e corrigir inconsistências?
Erros contábeis, sejam eles grandes ou pequenos, podem prejudicar as finanças e até resultar em problemas fiscais. Algumas formas de evitá-los são:
- Revisar todas as transações e conferir se houve lançamentos duplicados ou não registrados;
- Fazer uma análise comparativa com períodos anteriores para identificar variações anormais;
- Fazer conciliações bancárias para garantir que os registros contábeis estejam em sintonia com os extratos bancários.
Para um balanço patrimonial mais seguro e preciso, contar com uma equipe contábil experiente é um diferencial. Nosso time está pronto para auxiliar sua empresa, revisando os relatórios e garantindo que cada detalhe seja apurado conforme as normas vigentes. Não deixe o fechamento contábil para a última hora!