O fluxo de caixa permite que o empresário tenha um controle financeiro maior, acompanhando toda a movimentação de valores da empresa.
Por isso, manter esses dados organizados é fundamental para que a empresa não fique no vermelho.
Você sabia que somente 1 em cada 4 empresas consegue sobreviver por mais de dez anos no Brasil? Além disso, 1 em cada 5 não passam do primeiro ano de existência. Isso é o que mostra uma pesquisa feita pelo IBGE em agosto de 2020.
Todos esses problemas têm uma causa comum: a má gestão financeira. Ela pode comprometer o futuro da organização.
Por isso, vamos te mostrar 6 passos que você pode dar para melhorar o fluxo de caixa da sua empresa e expandir os negócios.
Não deixe de conferir!
1º Passo – Escolher uma ferramenta para organizar o fluxo de entrada e de saída de dinheiro
Primeiramente, você precisa organizar as informações financeiras. Ou seja, controlar todas as despesas e receitas mensais.
Existem muitos gestores que optam por fazer o controle do fluxo de caixa com planilhas, mas recomendamos que você use ferramentas mais eficientes, como por exemplo, um sistema de gestão financeira em nuvem.
Isso porque este tipo de ferramenta permite a visualização dos dados financeiros online e em tempo real. Assim, você terá mais facilidade para tomar as suas decisões.
Além disso, as aplicações que funcionam na nuvem te ajudam a otimizar tempo, já que você pode gerenciar o fluxo de caixa de qualquer lugar e de qualquer dispositivo que esteja conectado à internet.
Sem falar na segurança, que é bem maior. Afinal, salvando os dados em nuvem, você não precisa se preocupar com a perda de arquivos e informações.
No mercado você encontra sistemas de gestão de fluxo de caixa com preços acessíveis. Além disso, muitos deles podem ser integrados a outros programas que de repente você já utiliza.
2º Passo – Fazer a conciliação bancária
Para melhorar o fluxo de caixa, é imprescindível fazer a conciliação bancária.
Ela garante que todas as operações financeiras da empresa sejam reconhecidas nos extratos bancários e na contabilidade.
E o melhor é que é possível fazer a conciliação de maneira automatizada. Então, nada de confrontar extratos bancários e comprovantes de pagamento manualmente. Até porque um sistema de gestão financeira pode perfeitamente fazer isso por você, de forma rápida e precisa.
3º Passo – Não misturar pessoa física de pessoa jurídica
Esse é um erro que muitos empreendedores costumam cometer: misturar a conta bancária da empresa com a conta pessoal.
Isso não deve ser feito de forma alguma se você quiser ter sucesso no seu controle de fluxo de caixa.
Esse é um cuidado que deve ser tomado mesmo que você seja o único proprietário da empresa, pois, assim, você evita que o lucro do negócio deixe de ser reaplicado na própria empresa na forma de investimento em estoque, capital de giro ou pesquisa e inovação.
Do mesmo modo, quando você cobre os prejuízos financeiros da empresa com seus recursos pessoais, você tem mais dificuldades para entender o real motivo das contas não fecharem.
Leia também: Planejamento financeiro: por que tantas empresas ainda erram na execução?
4º Passo – Negociar prazos pode salvar o seu fluxo de caixa
A saúde do seu fluxo de caixa muitas vezes depende da negociação dos prazos de pagamento, tanto com fornecedores, quanto com clientes. Ainda mais se você tem um orçamento menos flexível.
Assim, conseguir mais prazo para pagar os fornecedores e aumentar as vendas à vista, mesmo que você tenha que dar um desconto podem ser boas estratégias para fechar o mês com o saldo positivo.
5º Passo – Saber interpretar os números
O fluxo de caixa dos meses anteriores pode fornecer informações valiosas. Ao fazer a analise deles você consegue ver várias despesas recorrentes. Como por exemplo, pagamento de insumos, funcionários, contas como água e luz, impostos e encargos, etc.
Essas informações são relevantes e te ajudam a fazer uma previsão de gastos para os meses que virão.
Da mesma forma, é possível estimar os valores de entrada e detectar quais são os períodos do ano mais prósperos e quais são os mais difíceis do ponto de vista financeiro.
A ideia é que, depois desta avaliação, você tente equilibrar as contas, reservando parte do lucro de um mês melhor para outro menos rentável.
Por fim, essa distribuição antecipada ajuda a fugir das contas no vermelho no mês de baixa ou pode ajudar a antecipar investimentos, caso o saldo da conta esteja positivo já no começo do mês e todas as despesas já tiverem sido pagas.
Leia também: Dicas para melhorar a gestão financeira do seu negócio
6º Passo – Investir em gestão contábil para ver sua empresa prosperar
A vida de empresário não é fácil. Com tanto trabalho duro para fazer, acaba não sobrando tempo para fazer o controle do fluxo de caixa. Por isso, esses empresários estão cada vez mais deixando essa tarefa nas mãos de empresas especialistas em gestão contábil.
Além de realizar as atividades que fazem parte da rotina financeira, ela tem expertise para indicar as melhores soluções de acordo com os diversos cenários que a empresa pode vir a enfrentar. Além disso, a empresa de gestão contábil estuda os melhores investimentos e oportunidades favoráveis ao crescimento do seu negócio.
Sua empresa está precisando de uma gestão financeira que te ajude a prosperar? Entre em contato com a gente para saber como podemos ajudar!