Se organizar antecipadamente é a melhor estratégia para entregar a DIRPF 2021! Confira o que é necessário para ficar em dia com o leão.
O início de um novo ano é marcado, para quem empreende, por mais uma Declaração do Imposto de Renda (DIRPF). A atividade, que é obrigatória em vários casos, consiste num balanço de todos os bens referentes ao ano anterior, como recebimentos de salários e vendas de imóveis, por exemplo. Clique aqui e entenda quais são os casos obrigatórios.
No ano passado, em virtude da pandemia do Covid-19, a Declaração do Imposto de Renda foi adiada. Este ano tudo indica que não haverá adiamentos: o prazo limite é 23:59:59 do dia 30 de abril de 2021.
Veja a seguir como se planejar para efetuar a entrega da DIRPF 2021.
Como se planejar para o DIRPF 2021?
O planejamento é o ponto chave para garantir a entrega da DIRPF 2021, pois a falta de comprovantes e dados pode comprometer os números da declaração, levando às tão temidas penalizações.
Para tornar o procedimento mais tranquilo, inicie pela organização: é necessário reunir todos os comprovantes de pagamentos e recebimentos, inclusive de dependentes, caso existam. Por haver muitos itens, a organização evita que erros aconteçam.
Lembre-se: todos os números apontados na DIRPF 2021 devem ser precisos, não podendo haver divergências. Caso haja erros, a declaração pode ser recusada.
Pagamentos efetuados podem ser descontados dos rendimentos
Além de recebimentos, é importantíssimo ter em mãos os comprovantes de pagamentos realizados, com educação, saúde, advogados, etc, pois esses valores podem ser descontados na dedução da declaração.
Conte com a ajuda da Diplomata!
A DIRPF 2021 não é uma atividade simples. Fazê-la da forma correta é uma forma de benefício para o contribuinte, pois você evita o pagamento exagerado de impostos.
Mas para entregar a declaração de forma correta, a experiência faz toda a diferença: conte com a Contabilidade Diplomata para declarar seu imposto de renda e evitar problemas com a receita.