Traçar um plano de crescimento empresarial é indispensável em um cenário de alta competitividade. Mas ao mesmo tempo, pode ser uma missão desafiadora, tendo em vista as constantes transformações no mercado.
Por isso, muitos empreendedores, pensando no futuro do negócio, buscam fortalecer seu empreendimento. Portanto, planejar o crescimento da organização faz muito sentido a longo prazo.
Se você deseja implementar essa estratégia, mas não sabe ao certo por onde começar, esse conteúdo é para você. Acompanhe e aprenda o passo a passo desse planejamento.
Para que serve o plano de crescimento?
Antes de tudo, planejar o crescimento da empresa permite que ela continue crescendo e rendendo lucros. Assim, sempre que um negócio atinge certo nível de maturidade, torna-se necessário desenvolver ações que promovam essa expansão.
Em geral, uma organização pode se expandir de dois modos:
Orgânico – quando o crescimento do negócio se dá por meios próprios como, por exemplo, oferta de novos serviços, conquista de novos clientes, etc.
Fusão/aquisição – conforme o nome sugere, quando uma empresa adquire ou se une à outra do mesmo segmento ou de setor diferente.
Mas, independente da tática, o dono do negócio só terá êxito se puder controlar todo o processo de crescimento. Ou seja, o plano de crescimento é uma ferramenta que traz diversos outros benefícios para o negócio.
Além de preservar a saúde financeira da empresa para que ela tenha plenas condições de continuar operando no mercado, ele também gera outras vantagens, como:
- Garante mais lucro.
- Fortalece a imagem e a reputação da marca.
- Aumenta market share.
- Defende o negócio dos concorrentes.
- Aumenta as chances de acerto nas decisões tomadas.
- Melhora a comunicação interna
- Ajuda a identificar oportunidades e ameaças.
- Potencializa os pontos fortes da empresa.
- Indica boas oportunidades de investimento.
- Proporciona vantagem competitiva.
5 passos para planejar o crescimento do seu negócio
Agora que você já conhece as razões para fazer um plano de crescimento, que tal aprender a elaborar um.
Veja como fazer isso em 5 passos!
1) Defina o objetivo
A primeira coisa a se fazer é estabelecer o objetivo que vai desencadear todas as outras ações do plano. Ou seja, esse é o ponto do qual você deve partir para atingir o que almeja.
Contudo, um bom objetivo deve ser viável e vinculado à realidade do negócio. Caso contrário, ele poderá não ser alcançado, gerando frustração e desmotivação no time envolvido. Para que isso não aconteça, faça uma análise dos ambientes internos e externos antes de fazer projeções.
Além disso, o objetivo precisa ser claro e direto como, por exemplo, aumentar a receita corrente em 8%, abrir 3 novas unidades, etc.
2) Estabeleça metas e ações
Após a definição do objetivo, é hora de estipular as ações e metas necessárias para cumpri-lo.
É importante, também, que todos os departamentos da empresa estejam alinhados de acordo com esse objetivo estratégico. Afinal, todas as atividades executadas na organização impactam os resultados do negócio em maior ou menor grau.
Por isso, a partir do objetivo principal, todos os setores devem implementar metas que orientem a condução do processo.
3) Avalie e capacite as equipes
Agora que já existe um entendimento sobre o objetivo principal e as metas a serem cumpridas para que a empresa cresça.
Então, o próximo passo é verificar se as equipes de trabalho têm as habilidades e as competências para desempenhar essas funções. Logo após fazer esta análise, realize treinamentos para capacitar as equipes conforme o propósito da empresa.
Mas não são apenas os colaboradores que devem passar por capacitação; os gestores também podem participar de cursos voltados para empreendedorismo.
4) Use o PDCA para fazer melhorias contínuas
O PDCA é uma metodologia aliada do plano de crescimento. Isso porque, essa ferramenta ajuda na melhoria contínua dos processos.
A abordagem consiste em um ciclo contínuo de quatro etapas: planejar (plan), executar (do), checar (check) e agir (act).
O objetivo do PDCA é identificar e reduzir a ocorrência de erros nos procedimentos da empresa, sem precisar interrompê-los.
5) Reavalie constantemente
Por fim, o último passo do planejamento de crescimento empresarial é monitorar e rever constantemente o objetivo e as metas definidas inicialmente.
Como falamos no início do artigo, o mercado está sempre se transformando, lembra?
Então, para acompanhar as tendências e mudanças, tanto externas quanto internas, é essencial atualizar o plano de crescimento.
No âmbito externo, muita coisa pode mudar: novos concorrentes podem surgir, o preço dos insumos pode aumentar etc.
Da mesma maneira, o cenário interno também pode mudar: a produtividade pode ser afetada pela saída de pessoas estratégicas, o quadro de funcionários pode sofrer modificação, entre outros.
Enfim, para não prejudicar o objetivo, é preciso estabelecer uma periodicidade para fazer a revisão do planejamento.
Você conseguiu entender a importância do plano de crescimento para sua empresa?
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