Atualmente, a ferramenta Monitoramento Serasa é uma das mais úteis para os empreendedores. Além de proteger as finanças da empresa, ela ainda ajuda a garantir o futuro do negócio, reduzindo riscos e ameaças.
Ficou curioso para saber como esta solução tecnológica pode beneficiar o seu modelo de negócio, na prática? Então não deixe de conferir este artigo.
Por que investir?
Antes de qualquer coisa, ter um negócio próprio envolve uma série de riscos financeiros, como inadimplência, fraudes com cheques, atrasos no pagamento, etc. A questão é que todos esses problemas podem desequilibrar o fluxo de caixa da empresa.
Diante disso, seria ótimo se você pudesse conhecer o cliente antes de fechar negócio com ele, você não acha? Assim, você teria muito mais segurança para negociar.
E se eu te contasse que isso é possível?
Sim! Você pode fazer isso consultando o CPF ou CNPJ dos compradores interessados no seu produto ou serviço.
Além disso, com o Monitoramento Serasa, você também pode obter dados atualizados e de forma prática.
Afinal, a ferramenta permite acompanhar o documento de seus clientes e emite avisos em caso de inadimplência ou falência, por exemplo.
Quais as vantagens do Monitoramento Serasa?
De antemão, uma das principais vantagens do Monitoramento Serasa é o fornecimento de informações importantes sobre os clientes e sobre o negócio. De todo modo, há outros benefícios atrelados à sua utilização. Confira!
Mais proteção para o negócio
Verificando o CPF e o CNPJ dos clientes com frequência, você conseguirá reduzir o índice de fraudes e inadimplência. Ou seja, deixará o negócio mais seguro e protegido.
Além disso, você também pode monitorar o CNPJ de sua própria empresa. Com isso, caso seja vítima de golpe e tenha o documento usado por golpistas, poderá agir com rapidez para resolver a situação, evitando transtornos ainda maiores.
Facilita a rotina dos empreendedores
A ferramenta ainda ajuda a tornar a vida dos empreendedores mais prática, sobretudo os donos de PMEs. Afinal, sabemos que comandar o próprio negócio não é uma tarefa simples.
Logo, qualquer recurso que otimize a gestão e ajude a reduzir falhas e erros é sempre bem-vindo.
Nesse sentido, a solução de monitoramento do Serasa Experian simplifica o acompanhamento dos documentos, pois envia notificações, por e-mail ou SMS, em caso de alterações.
O Monitoramento Serasa fornece relatórios
Hoje, sabemos da importância que tem uma gestão orientada a dados. Além de aumentar a precisão das ações, os dados gerados pela atividade empresarial também permite tomar decisões mais assertivas.
Essa é mais uma vantagem de monitorar o seu CPF e CNPJ da empresa, pois, o sistema envia relatórios valiosos sobre a situação de cada um desses documentos.
Aviso de dívidas
A ferramenta ainda conta com o aviso de dívida, uma função que salva sua empresa de ficar no “vermelho”.
Além de comprometer a saúde financeira, uma dívida também pode negativar o seu CNPJ. E se isso acontecer, você terá problemas caso precise pedir empréstimos ou negociar prazo de pagamento com os fornecedores, por exemplo.
Leitura recomendada: Como fazer gestão de contas com eficiência
Funções da ferramenta
Conforme dissemos, o sistema monitora os clientes e também a sua própria empresa. Ou seja, trata-se de uma solução que atende a diferentes necessidades.
Veja, a seguir, o que você pode fazer com cada funcionalidade.
Monitoramento do perfil de clientes
Essa é uma opção indispensável para quem deseja acompanhar a situação financeira de seus clientes.
Com ela, você saberá mais sobre o perfil de pessoas jurídicas e também de parceiros.
Embora apresente uma versão gratuita, também há o plano pago, que fornece informações mais completas, como:
- avaliação do risco de inadimplência da carteira de clientes;
- notificações pelo site ou e-mail;
- alerta de alterações por CNPJ.
Monitoramento do próprio CNPJ
Já o monitoramento de CNPJ te ajuda a se manter atualizado sobre a situação financeira da empresa. Portanto, essa é a estratégia ideal para o empresário que deseja garantir a manutenção de um bom perfil financeiro.
Com o recurso Saúde do seu Negócio, você ainda pode monitorar CNPJ e CPF.
Dependendo do plano contratado, ainda é possível acompanhar o documento dos sócios. As principais vantagens são:
- monitoramento de CNPJ e CPF;
- aviso de pré-negativação;
- assistente contra fraudes;
- relatórios completos.
Conforme você viu, há duas formas de fazer o Monitoramento Serasa. Contudo, ambos os recursos podem ser complementares na proteção do seu negócio. Então, porque não usar os dois?
Além disso, lembre-se de que uma gestão financeira adequada é fundamental para garantir que a empresa fique no “verde”.
Precisa de ajuda para planejar o futuro da sua empresa? Então entre em contato e conheça nossas soluções.