Abrir um novo empreendimento ou expandir o já existente: o plano de negócios é uma ferramenta obrigatória para planejar negócios prósperos
Já imaginou se fosse possível antecipar o futuro? Essa não é uma habilidade alcançável, mas para o caso das empresas, que buscam embasamento para fazer investimentos, o Plano de Negócios faz esse papel. Ele é nada mais, nada menos do que um plano de como a empresa deve agir frente à determinadas situações – e quais situações podem surgir.
É através da elaboração de um Plano de Negócios que é possível entender o mercado que se deseja atuar, compreender suas necessidades e seus riscos. Um bom planejamento garante é o primeiro passo para tirar uma boa ideia do papel.
Mas não pense que o Plano de Negócios é necessário somente para a abertura de novas empresas. Se você já empreende, deseja oferecer um produto/serviço diferente, essa ferramenta também pode te ajudar!
Plano de Negócios: como fazer?
A importância de um bom planejamento você já sabe. Agora colocar a mão na massa é a próxima etapa. A ferramenta é desenvolvida em partes, e você vai entender a seguir cada uma delas.
Sumário
O sumário é a parte que introduz o planejamento, e deve conter as informações mais básicas da empresa em questão. Escolha a ferramenta que você mais gosta (como o word ou o docs, por exemplo) e tente responder às seguintes questões:
- Qual é o seu negócio?
- O que ele traz de diferente para o mercado?
- Qual é a missão da sua empresa?
- O que será comercializado?
- Quem são os clientes do seu negócio?
- Qual será a localização da empresa?
- Quanto será investido para abrir o novo negócio?
- Qual é o Regime de Tributação?
Estudo de mercado
Por mais que, na disposição de um Plano de Negócios, o sumário seja o primeiro, um Estudo de Mercado deve precedê-lo. É com esse levantamento que você conseguirá responder com clareza todos os itens da primeira parte.
O Estudo de Mercado deve considerar os concorrentes diretos e indiretos, quais são as deficiências do mercado em questão, quais são as necessidades do seu público-alvo, etc. Uma forma completa de entender o cenário de forma mais real.
Para compreender quem é o seu público, você pode organizar um questionário virtual e enviá-lo para pessoas que residem na região da empresa, por exemplo.
Além de destrinchar os perfis de clientes e concorrência, o Plano de Negócios deve incluir um Plano de Finanças, de Operações e de Marketing. Os fornecedores também devem entrar no Plano de Negócios.