A gestão financeira para PMEs é uma tática infalível quando o assunto é a organização das finanças.
Contudo, nem todos os empresários conseguem administrar tudo o que é necessário para conduzir bem o negócio rumo ao crescimento: conquistar e manter clientes, receber pagamentos, ter acesso a capital de giro e investimentos, entre outros pontos importantes.
Estima-se que 60% das empresas têm dificuldade para controlar as entradas e saídas de dinheiro.
Além disso, metade dos pequenos e médios empreendimentos fecham as portas antes de completarem cinco anos de atividade.
Para que sua empresa não faça parte dessa estatística, a saída é aprimorar o gerenciamento financeiro. Por isso, separamos algumas dicas que te ajudarão nessa jornada.
Confira!
Controle as movimentações financeiras
Para garantir um fluxo de caixa saudável, a primeira lição é: acompanhe as entradas e saídas de dinheiro da empresa. Para facilitar, mantenha um relatório detalhado de todas as ocorrências.
Quanto às entradas, por exemplo, registre os pagamentos à vista, separando aqueles que foram realizados em dinheiro dos que foram feitos via cartão de débito. Não se esqueça do valor gasto com o pagamento de taxas.
Já em relação às saídas, contabilize todos os custos, como: internet, eletricidade, água, telefone, folha de pagamento, água, impostos, enfim, quaisquer despesas.
Inclusive, vale lembrar que qualquer detalhe omitido pode comprometer o plano de desenvolvimento do negocio. Então, não deixe de fazer esse controle.
Faça cursos de capacitação sobre gestão financeira para PMEs
Esteja sempre atento às movimentações do mercado, assim, você pode melhorar a performance da organização e preservar a saúde financeira do negócio.
Sem dúvida, a melhor forma de fazer isso é investindo em educação financeira. Afinal, essa é uma maneira de entender os termos da área econômica e como eles podem auxiliar a empresa em longo prazo.
Nesse sentido, os cursos online gratuitos representam uma boa oportunidade de aprendizado, algo essencial para ser um empreendedor de sucesso.
Conte com a tecnologia para realizar a gestão financeira para PMEs
Utilizar recursos tecnológicos ao fazer a gestão financeira para PMEs é uma necessidade nos dias de hoje, ainda mais na era digital. Com a ajuda da tecnologia, é possível organizar os dados financeiros da empresa com mais precisão.
Em outras palavras, você terá melhores condições para tomar decisões relacionadas a novos investimentos e à expansão do negócio. Isso porque os softwares de gestão fornecem relatórios de desempenho personalizados, além de diversas outras funcionalidades, como integração bancária, gestão de contas a pagar ou receber, controle de recibos, emissão de notas fiscais e outros.
Trabalhe para multiplicar o dinheiro
Faça o dinheiro de sua empresa render, ou seja, invista o capital de forma inteligente, seja para atrair ou fidelizar clientes ou mesmo para desenvolver novos produtos.
Enfim, o objetivo deve ser investir pensando no retorno que vai possibilitar o crescimento dos negócios, até mesmo porque, dinheiro parado representa perda de rentabilidade.
Desenhe uma estratégia para sua empresa e coloque em prática
A gestão financeira do seu negócio deve ser norteada por um planejamento estratégico. Assim, você saberá como e quando as atividades devem ser realizadas ou ainda se é preciso recuar para evitar uma crise futura. Lembrando que essas projeções são feitas com base no seu caixa e nas reservas.
Nesse aspecto, a primeira coisa a se fazer para elaborar uma estratégia que realmente funcione é estudar e entender profundamente o mercado.
Além de conhecer bem sobre os produtos e serviços, também é preciso analisar a concorrência e manter-se atualizado frente às tendências do setor.
Ademais, é necessário estar por dentro da legislação vigente, para continuar em dia com as obrigações fiscais e tributárias, pontos indispensáveis para o desenvolvimento do negócio.
Por fim, se você não sabe por onde começar a fazer a gestão financeira para sua empresa, conte com a ajuda da Contabilidade Diplomata e garanta um futuro próspero para o seu negócio.
Leitura recomendada: